|
|

|
Reportagem do Mês :: Abril / 2004
Brócolis: Vegetal Campeão
Pesquisas indicam que ele é a nova arma contra o câncer. Também
é fonte de vitaminas A e C, betacaroteno e fibras
Depois de mais de 200 estudos, no mundo todo, encontraram evidências
de que o consumo de brócolis dominui o risco de se desenvolver câncer,
o vegetal passou a ser visto como importante arma contra a doença.
Ele também ajuda a reduzir o tamanho dos tumores em sua fase inicial.
Verificou-se que o brócolis e os demais vegetais crucíferos,
como o repolho, a couve, a couve-flor e a couve-de-bruxelas, tê alto
teor de glicosinolatos. Esses, na presença de uma enzima chamada mirosinase,
transformam-se num composto com propriedades anticancerígenas. O efeito
é o de limpar as substâncias cancerígenas as células
e também diminuir a quantidade de estrogênio no sangue. Nesse
caso, isso impediria o aparecimento de células doentes que dependem
desse hormônio para crescer, como o câncer de mama.
Fibra e Vitamina
Mas não são apenas as mulheres que podem tirar proveito do
alimento. Segundo um estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson,
em Seattle, Estados Unidos, realizado com 1.230 homens entre 40 e 64 anos,
o consumo de três porções diárias de brócolis
ou repolho reduziu pela metade o risco de câncer de próstata.
Outras descobertas: uma xícara de ramos cozidos oferece quase o dobro
das recomendações dietéticas de vitamina C e um terço
ou mais das de folato, que produz substâncias químicas essenciais
para o cérebro e o sistema nervoso. Isso sem contar que um ramo de
tamanho médio tem três vezes mais fibra do que uma fatia de
pão de centeio.
Além disso, o brócolis é fonte de vitamina A, que aumenta
a resistência às infecções e ajuda na regeneração
da pele. O vegetal pode ser muito útil também para quem tem
problemas no coração porque auxilia na manutenção
dos batimentos cardíacos. A hortaliça ainda tem alto teor de
betacaroteno, um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres,
responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Estudo
feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o consumo
diário de betacaroteno pode reduzir em 50% o risco de infarto do miocárdio,
de derrame e outros problemas cardiovasculares.
Tire Proveito
Na hora da compra, escolha os brócolis que estiverem bem verdes, com
folhas fechadas. Ramos amarelos indicam que houve exposição
à luz e ao calor. Isso faz com que perca, principalmente, grande parte
da vitamina C. O interessante é consumir desde os talos até
as folhas em sopas, ensopados, recheios de torta, etc.
|
|